- /
- Home /
- As nossas soluções /
- Escolha a sua área de interesse /
- Serviços de plataforma digital de saúde
Serviços de plataforma digital de saúde
Impulsionar a colaboração em todo o ecossistema de saúde, conectando inteligentemente as organizações através de uma abordagem semântica baseada em padrões (FHIR), modernizando os sistemas existentes e usando APIs para a criação de um ecossistema de soluções aberto.

As autoridades de saúde regionais e nacionais precisam de saber cada vez mais e melhor sobre o serviço prestado nas organizações de saúde. Quer se trate de ter uma visão global da gestão de uma crise de saúde ou de outras iniciativas relacionadas com a gestão da saúde da população, a monitorização do cumprimento dos protocolos assistenciais, necessitam de ter uma melhor perceção em tempo real dos dados gerados pelos profissionais de saúde e pacientes.
A perspetiva global da maioria das autoridades nacionais e regionais passa, portanto, por aumentar a qualidade assistencial oferecida através de uma melhor utilização dos dados. Isto inclui a capacidade de estabilizar o fornecimento de dados de saúde relevantes a nível local, regional e nacional aos profissionais, mas também, de forma consolidada, aos responsáveis pela tomada de decisões, políticos e organismos de qualidade territoriais e nacionais.
A Dedalus tem acumulado uma experiência significativa nesta área, apoiando a conceção e desenvolvimento de soluções específicas para a saúde, eficazes e constantemente atualizadas.

A possibilidade de os prestadores de serviços de saúde pública poderem partilhar dados de forma segura e eficiente é fundamental para gerir a saúde de cada indivíduo e da população no seu conjunto. O alcance desta abundante quantidade de informação vai além dos dados armazenados nos processos clínicos eletrónicos (HCE) dos pacientes, uma vez que inclui dados estruturados e não estruturados residentes noutros sistemas e bases de dados, ou gerados em tempo real pelo profissional de saúde ou paciente.
Uma abordagem baseada em dados, e rica em dados, cria enormes vantagens para a saúde pública e para os profissionais de saúde em geral, pois impulsiona a comunicação e a colaboração entre todas as partes envolvidas no processo assistencial. O itinerário assistencial do paciente, tanto dentro como fora do hospital, deve ficar registado com dados em tempo real para permitir a coordenação de protocolos assistenciais que melhorem a colaboração para uma prestação de cuidados de saúde de alta qualidade.
A Dedalus tem uma vasta experiência em proporcionar capacidades digitais que permitem reunir os profissionais de saúde em torno do paciente. Esforçamo-nos por melhorar a coordenação, a gestão da saúde da população e a colaboração, porque acreditamos que os cuidados baseados em episódios devem ser enriquecidos com uma assistência colaborativa e proativa. Só então poderemos colocar o paciente no centro do ecossistema de saúde.

A nossa plataforma de saúde digital pode criar um ‘Digital Front Door’ que facilite o acesso aos serviços de saúde, envolvendo e comprometendo os cidadãos no seguimento dos seus serviços de saúde e na gestão da sua saúde e bem-estar. Quando escolhemos um prestador de cuidados de saúde privado, é importante que as atividades e dados criados revertam para o ecossistema. Os dados isolados levam a meros cuidados baseados em episódios isolados e, muitas vezes, a um duplo tratamento.
Em última análise, todas as partes interessadas (públicas e privadas) beneficiam de ter acesso a uma compreensão de 360 graus de todos os dados relevantes, tanto clínicos como não clínicos. Para atingir este objetivo, os dados precisam de estar disponíveis e de ser claros – através da padronização – fora dos silos e organizações onde são gerados.
A capacidade de contextualizar os dados no local e no momento certo através de tecnologias baseadas em modelos de previsão e inteligência artificial é a pedra angular da proposta de valor da plataforma da Dedalus. Uma melhor colaboração através da partilha inteligente de dados trará grandes benefícios a todas as partes envolvidas e, em particular, ao paciente.

A crescente procura de cuidados de saúde integrados e de uma organização dos serviços em rede implica a construção de redes de diagnóstico que ligam laboratórios e hospitais, bem como outros ambientes de cuidados especializados, com diversas especialidades e disciplinas clínicas.
A rede deve estar preparada para responder à crescente complexidade dos processos de saúde e à necessidade de partilhar conhecimentos, competências, planos assistenciais, profissionais e tecnologia, a fim de proporcionar uma cobertura de diagnóstico completa. Destaca necessidades como o trabalho multidisciplinar, a medicina baseada na evidência, a continuidade do processo assistencial e a manutenção do paciente no centro do sistema.
A Dedalus estabelece os pilares de uma rede de diagnóstico que combina um repositório partilhado de protocolos e boas práticas assistenciais com uma plataforma de serviços que lança uma solução de ponta a ponta, moderna e totalmente integrada ao ritmo de que cada organização necessita. Além disso, permite a compatibilidade retroativa com as soluções de software existentes.

A Dedalus mantém alianças estratégicas com empresas que operam em todo o setor da saúde, incluindo parceiros de tecnologia médica, farmacêuticos, investigação clínica, telecomunicações e integradores de sistemas. Em colaboração com os nossos parceiros desenvolvemos propostas de valor conjuntas para acelerar a inovação e aumentar o valor que oferecemos aos nossos clientes. Os serviços da plataforma da Dedalus promovem a cooperação, colaboração e interoperabilidade dos dados ao longo de sistemas de informação heterogéneos através de uma série de etapas: integração, ingestão, indexação e marcação de dados, ligação a algoritmos de IA, notificação e visualização de novas perceções aos utilizadores que lhes permitam tomar decisões e agir com a ajuda de serviços de intervenção dinâmicos.
Os serviços da plataforma apoiam os cuidados continuados através das diversas organizações e partes interessadas, e oferecem ao paciente ferramentas digitais eficazes que melhoram a eficiência do processo assistencial.

A plataforma de saúde digital da Dedalus facilita a comunicação, cooperação e colaboração em sistemas de informação heterogéneos entre hospitais e outras partes envolvidas no ecossistema de saúde. Todos os participantes, sejam pacientes, cuidadores, profissionais de saúde ou autoridades nacionais e regionais, podem colaborar eficazmente para melhorar todos os fatores sociais determinantes da saúde.