Transformação digital na radiologia traz mais eficácia na jornada do paciente

Na semana do radiologista, DGS Brasil e Hospital das Clínicas de SP mostram os benefícios de diagnósticos mais precisos

Na semana do radiologista, DGS Brasil e Hospital das Clínicas de SP mostram os benefícios de diagnósticos mais precisos

Na semana em que comemora o dia do profissional de radiologista, 8 de novembro, a DGS Brasil, empresa pertencente ao Grupo Dedalus, provedor líder de soluções de diagnóstico e gestão hospitalar na Europa e um dos maiores do mundo, destaca a importante parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo dentro do setor de radiologia dentro dos hospitais.

A DGS Brasil fornece softwares para armazenamento, processamento e pós-processamento e distribuição de imagens clínicas. “Contamos com um portfólio muito vasto, que engloba desde soluções para atenção primária, passando pelas etapas dos diagnósticos e do tratamento até sistemas para Home Care, quando o paciente precisa ser tratado em casa. Para o mercado de radiologia, possuímos uma ferramenta chamada Deep Unity, que pode ser acessada pelos médicos de qualquer lugar do mundo. Esse mercado tende a crescer consideravelmente nos próximos anos”, conta Paulo Banevicius, Country Manager da DGS Brasil.

O professor Giovanni Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (InRad) e da Comissão de Inovação (InovaHC), ressalta que com o avanço da radiologia intervencionista, é possível que o tratamento de doenças pode ser ainda mais bem sucedido e com maior eficácia. “Os estudos vão permitir o uso das informações de exames de imagem no prognóstico de doenças. Essa é uma conquista muito importante, pois com a integração e automação dos serviços de diagnósticos por imagem do Hospital das Clínicas apoiadas pela DGS Brasil, impactará diretamente o dia a dia do trabalho do médico radiologista. Essa facilitação no acesso amplia a segurança e praticidade para os médicos e no final melhora positivamente a jornada do paciente”, explica o professor.

“A radiologia é uma especialidade que ajudou o ser humano nas últimas décadas a viver mais e melhor. Colaborou para prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas com base em três pilares: diagnóstico precoce, acompanhamento e na terapêutica de doenças”, complementa Banevicius

Como a radiologia é uma especialidade muito tecnológica, entrou na era digital e possibilitou o avanço para a telerradiologia diagnóstica a distância, de um estado para o outro, de um país a outro. Dessa forma os médicos podem ter acesso aos exames de qualquer lugar ou dispositivo, não precisando se deslocar até a clínica ou hospital.

Desde que a radiologia entrou na era da computação, aconteceram grandes transformações como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia. Depois vieram os métodos híbridos como PET CT (tomografia por emissão de pósitrons), PET – RM (fusão da tomografia por emissão de pósitrons com ressonância magnética. E mais recentemente o uso da inteligência artificial para tornar o diagnóstico mais preciso e ajudar o radiologista, profissional de fundamental importância para esta área da medicina.

Transformação digital para tratamentos dos pacientes

Com a transformação digital os pacientes terão ainda muito mais facilidade na hora de marcar seus exames, obter informações dos preparos de forma mais didática e inteligente, ter acessos mais rápidos e seguros às suas informações clínicas e acima de tudo os diagnósticos de maneira mais oportuna e precisa. “A tecnologia está cada vez mais voltada para a experiência dos usuários finais e no caso da saúde, os usuários, no caso os pacientes, percebem que o tratamento médico melhora como um todo”, ressalta o Country Manager da DGS Brasil.

Essas inovações digitais são de extrema importância também para os gestores dos hospitais e clínicas de diagnósticos por imagem. Do ponto de vista clínico, os médicos terão apoio de ferramentas sofisticadas que permitem diagnósticos mais precisos e com isso os dois lados saem ganhando. “A tecnologia veio para viabilizar laudos com maior rapidez e segurança e assim os tratamentos serão ainda mais assertivos. E por outro lado, as instituições obterão mais eficiência operacional e produtividade, somada às funções puramente clínicas. Por isso, a ferramenta quando utilizada corretamente disponibiliza indicadores que proporcionam uma gestão cada vez mais estratégica das empresas provedoras de saúde”, finaliza Paulo Banevicius, Country Manager da DGS Brasil.

Publicado originalmente em: https://www.saudebusiness.com/ti-e-inovacao/transformacao-digital-na-radiologia-traz-mais-eficacia-na-jornada-do-paciente

Please open in latest version of Chrome, Firefox, Safari browser for best experience or update your browser.

Update Browser