DGS Brasil firma parceria tecnológica com HC de São Paulo

A DGS Brasil anunciou o início da parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para integração e automação dos serviços de diagnóstico por imagem.

A DGS Brasil, empresa pertencente ao Grupo Dedalus, anunciou o início da parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para integração e automação dos serviços de diagnóstico por imagem. O projeto inclui a migração de mais de 200 milhões de exames de diagnóstico por imagem e a implantação de sistema para armazenar mais de 1 milhão de exames por ano. As melhorias permitirão ainda o desenvolvimento de novas soluções com o núcleo de inovação, o InovaHC.

Atualmente, o Núcleo de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP abrange as sete unidades do complexo: Instituto de Radiologia (InRad), Instituto da Criança (ICR), Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPQ), Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (InCor), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Hospital Auxiliar de Suzano.

Para o CEO da DGS Brasil, Paulo Banevicius, a experiência adquirida ao redor do mundo permite que o grupo atenda o HC em toda sua complexidade, por meio de soluções abrangentes e orientadas para o processo e, dessa forma, transformar as organizações na área da saúde. “A iniciativa é um importante passo na digitalização e automação de todo o ecossistema do InRad. Trata-se de um momento de grande transformação que irá apoiar a área de inovação do InovaHC no desenvolvimento de novas tecnologias”, explica o executivo.

O presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (InRad) e presidente da Comissão de Inovação (InovaHC), Giovanni Cerri, explica que o projeto representa uma importante inovação para o HC, para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a sociedade em geral. “A transformação digital é, sem dúvida, um dos maiores projetos do HC, sobretudo para a assistência ao paciente. A tecnologia melhora a experiência do paciente, promove segurança e praticidade para os médicos e flexibiliza as operações, uma versatilidade que amplia a qualidade no atendimento”, afirma.

A digitalização destes processos, segundo Paulo Banevicius, ajuda a instituição a entregar um diagnóstico mais preciso. “A tecnologia permite compartilhar estes processos, isso é um dos grandes atributos da associação. Não é só uma solução de PACS, mas um agente de transformação digital, pois tudo aquilo que é imagem, fará parte de um diagnóstico”, relata o executivo.

A solução da DGS Brasil é constituída por sistemas de RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving and Comunication System), que fornecem uma solução unificada de armazenamento, processamento avançado de imagens e laudos, tudo numa mesma plataforma tecnológica e muito sofisticada.

Além disso, fazem parte do projeto o uso da ferramenta BI4H (Business Intelligence for Healthcare), uma poderosa ferramenta de BI que consolida as informações de todos os fluxos de radiologia, facilitando a tomada de decisão dos médicos e gestores do Hospital das Clínicas. O HC também será pioneiro no armazenamento dos exames em nuvem da DGS, por meio da solução DStorage da Dedalus.

Saiba mais

Please open in latest version of Chrome, Firefox, Safari browser for best experience or update your browser.

Update Browser