Cuidados de saúde baseados em valor
Ajudamos os nossos clientes a criar um ecossistema de saúde sustentável, baseado em valor.
Desde a sua criação, a Dedalus está empenhada em ajudar o setor da saúde a melhorar a qualidade dos cuidados prestados, proporcionando soluções que ofereçam aos decisores de saúde e aos pacientes o conhecimento adequado em tempo real, no local da prestação de cuidados. A Dedalus ajuda as organizações de Life Sciences a alcançar os seus objetivos de investigação clínica (Clinical Research) e saúde baseada no valor, o que permite aos nossos clientes acelerar o desenvolvimento e comercialização de fármacos, e criar iniciativas digitais reais, escaláveis e diferenciadas que apoiem modelos de cuidados inovadores.
Neste preciso momento, as organizações farmacêuticas e de Life Sciences estão a mudar as suas abordagens de acesso ao mercado; há um grande impulso e uma necessidade real de superar os modelos baseados em transações e volumes para avançar no sentido de uma abordagem mais holística e focada em todas as partes envolvidas que considere seriamente os desafios que os cuidados de saúde enfrentam neste momento. O futuro precisa de modelos de saúde baseados em valor, aliados a um firme compromisso de proporcionar uma experiência verdadeiramente centrada na pessoa.
Saúde baseada em valor
O aproveitamento da nossa vasta experiência no setor da saúde e em soluções de saúde digital em todo o ecossistema de saúde oferece-nos uma oportunidade única para identificar as restantes necessidades do mercado e criar parcerias que nos permitam propor soluções de saúde digital inovadoras e um conjunto de aceleradores alinhados com uma vasta gama de estratégias regionais de saúde digital. Trabalhamos com os nossos clientes na cocriação de um futuro melhor, colaborando no desenvolvimento de modelos sustentáveis de saúde baseada em valor, que se baseiem no conhecimento aprofundado do itinerário assistencial do paciente e da sua passagem pelo sistema de saúde. A partilha de conhecimentos e perceções ao longo da trajetória assistencial do paciente permite dispor de uma plataforma mutuamente benéfica, em que os tratamentos ou medicamentos inovadores chegam ao mercado mais rapidamente e os pacientes e profissionais de saúde têm mais opções de tratamentos competitivos baseados em resultados.
No passado, a autorização de fármacos no mercado europeu centrava-se exclusivamente em critérios de segurança e eficácia.
Os acordos baseados em resultados (Outcome Based Agreements) são ferramentas que facilitam o acesso dos pacientes a novos medicamentos e tecnologias de saúde, nomeadamente para oncologia e doenças raras, com uma tomada de decisão sobre a cobertura mais rápida, mas mantendo uma margem de incerteza quanto ao desempenho e impacto orçamental desses produtos.
A introdução do processo clínico eletrónico em muitos países poderia constituir uma ajuda importante para a compilação dos dados necessários para apoiar essa tomada de decisão.
As empresas farmacêuticas precisam de se preparar para o papel crescente que a tecnologia de saúde digital desempenhará nos seus negócios, incluindo os acordos condicionados de entrada no mercado (Managed Entry Agreements).
A Dedalus está a ajudar os seus clientes facilitando a gestão dos dados dos processos clínicos eletrónicos ou outros sistemas de informação de saúde que permitem acordos baseados em resultados, mediante o fornecimento de:
- Experiência específica em sistemas de informação de saúde e interoperabilidade em diferentes regiões e países, prestando serviços a autoridades de saúde locais, regionais e nacionais.
- Conjunto de aceleradores da saúde digital que apoiam a gestão de dados envolvidos neste tipo de acordos.
- Correlação de dados clínicos com os modelos de dados OMOP para facilitar a utilização partilhada da informação entre as autoridades de saúde e as seguradoras.
Key Benefits
- Suporte à gestão de um sistema de preços baseado na informação recolhida.
- Automatização da base de dados do mundo real (Real World Data) para a administração de medicamentos ao nível do paciente.
Key features
- Extração automática dos dados necessários dos processos clínicos eletrónicos ou outros sistemas de informação hospitalar.
- Rotulagem de dados de saúde.
- Camada de transformação para poder correlacionar os dados do processo clínico eletrónico com os campos de exposição a fármacos, dados sociodemográficos, quadro clínico e ponto de assistência dos modelos de dados comuns (CDM) da OMOP.
- Ontologia canónica da harmonização das normas de recursos FHIR e OMOP.
- Criador de coortes para estudos de população.
- Modelos preditivos de estimativas de níveis de população.
O modelo tradicional das organizações de Life Sciences já não é sustentável. Precisam de vencer as fortes barreiras da investigação aplicada para compreender os itinerários assistenciais reais dos pacientes. Atualmente, os pacientes anseiam por um novo modelo de cuidados de saúde, onde a prevenção e a intervenção precoce sejam pilares básicos e integrados na prestação de serviços de saúde.
Há uma necessidade clara de colaborar e partilhar conhecimentos para o avanço da saúde pública. As empresas farmacêuticas e de Life Sciences olham para a tecnologia e os especialistas em soluções digitais como elementos de apoio à transformação. A capacidade das empresas farmacêuticas e de Life Sciences para influenciar positivamente os cuidados do paciente através do desenvolvimento de soluções inovadoras é fundamental para alcançar acordos e resultados positivos que lhes permitam impulsionar o seu crescimento e estratégias de I&D no futuro.
A Dedalus pode ajudá-lo com:
- O desenvolvimento conjunto e a escalabilidade real de soluções de saúde digital, que podem melhorar as iniciativas de investigação clínica e de saúde baseada em valor.
- A adoção de soluções digitais proprietárias ou de start-ups para facilitar a integração com os sistemas de informação de saúde e os processos assistenciais de rotina
Key Benefits
- Implementação e modularidade das soluções de saúde digital sem “Big-Bangs”.
- Implementação de soluções inovadoras com compatibilidade retroativa com as existentes.
- Organização de programas de apoio à saúde digital para pacientes.
- Apoio aos planos assistenciais na continuidade do processo assistencial.
- Conectividade com o Projeto Conectoma Humano (HCP, na sigla em inglês) para fins terapêuticos.
- Preparação da conectividade com projetos HCP, incluindo alarmes precoces para a prevenção e otimização de tratamentos.
- Aliança com uma empresa de RGPD do ADN.
Key features
- Plataforma para a monitorização remota de doentes crónicos, autónoma ou integrada, e dispositivos de apoio à assistência.
- Integração padrão e personalizada em sistemas de apoio à decisão clínica.
- Plataforma de telemedicina, autónoma ou integrada (conectividade com HL7 – FHIR).
- Aceleradores de telemedicina ligados ao processo clínico eletrónico para agendamento de consultas médicas, entre outros.
- Aplicação de acesso de pacientes da Dedalus.
- Aceleradores de saúde pública para a interoperabilidade com a investigação clínica.