Investigação clínica
Democratizar a investigação clínica e facilitar os aceleradores de investigação interna
A Dedalus inspira-se num compromisso básico para ajudar a Saúde a melhorar a qualidade assistencial e oferecer soluções que proporcionem, tanto aos decisores clínicos como aos pacientes, informações em tempo real e no ponto de atendimento. A Dedalus ajuda as organizações de Life Sciences a cumprir os seus objetivos de investigação clínica e saúde baseada no valor, permitindo aos nossos clientes dinamizar o desenvolvimento de fármacos e lançar iniciativas digitais reais, diferenciadas e com capacidade de crescimento para criar modelos de cuidados inovadores.
Investigação clínica
Tanto os dados do mundo real (RWD) como a evidência do mundo real (RWE) desempenham um papel cada vez mais importante no avanço dos estudos de investigação clínica, uma vez que permitem desenvolver medicamentos mais acessíveis e eficazes que chegam ao mercado mais rápido que nunca.
A combinação da nossa vasta experiência com o nosso vasto conhecimento de soluções de saúde digital como, por exemplo, o processo de saúde digital (EHR), coloca-nos numa posição única para colmatar o fosso entre as organizações de saúde e as de “life sciences”, fazendo-as convergir em torno do objetivo comum de melhorar os resultados dos pacientes.
A nossa plataforma tecnológica permite a orquestração de dados necessária para desenvolver conjuntos de dados de evidência do mundo real (RWE) e “insights” analíticos para os nossos clientes.
A capacidade analítica fornece as ferramentas necessárias para responder a questões de investigação, e a nossa plataforma digital permite uma integração mais estreita entre os dados de processo clínico eletrónico e os processos e ferramentas de investigação clínica.
Habilitadores de RWE
A Dedalus propõe uma plataforma aberta, flexível e modular, aliada a um conjunto de aceleradores de saúde digital que facilitem a capacidade de análise e investigação autónoma em organizações de “life sciences” para apoiar os seus processos de desenvolvimento nas fases experimental e clínica.
As empresas recorrem cada vez mais aos dados para obter respostas e informações, mas os dados em si não têm qualquer valor a menos que sejam trabalhados, refinados e convertidos em “insights” práticos de negócio que possam ser partilhados com as devidas partes interessadas no momento certo. Os aceleradores de saúde digital da Dedalus permitem-nos ajudar os nossos clientes a avançar progressivamente e a expandir essas estatísticas e valores, informando os diferentes membros da cadeia de valor (pacientes, médicos, enfermeiros, farmácias…) com informação valiosa e oportuna que pode ser integrada nos fluxos de trabalho clínicos para servir de base a intervenções mais documentadas.
- Capacidade de recolha e consumo eficaz a partir de diferentes fontes de dados de pacientes.
- A integração dos dados num modelo de dados comum é essencial para garantir a interoperabilidade em todo o setor. As nossas soluções são compatíveis com o serviço FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) e com o projeto OMOP (Observational Medical Outcomes Partnership) conforme seja o caso de uso clínico ou comercial: investigação clínica ou saúde baseada em valor.
- Os serviços de terminologia experientes são igualmente essenciais para a interoperabilidade e para correlacionar as definições locais de conceitos clínicos com uma variedade ilimitada de normas e estruturas de codificação.
- Funções de monitorização de pacientes à distancia, telemedicina e integração de sistemas de assistência para decisões clínicas.
Investigação nas fases experimental e clínica.
- As informações obtidas a partir dos ensaios clínicos ajudam a normalizar as áreas de desenvolvimento e operações dos centros e a simplificar os processos empresariais reais para a recolha de dados e imagens experimentais e clínicos de parceiros externos (CRO).
- Fornecimento de estatísticas clínicas a outras áreas da empresa: deteção, investigação, comercial, assuntos médicos, etc.
- Acesso a painéis de controlo e plataformas de consulta inovadoras em múltiplos estudos experimentais e clínicos para acelerar o desenvolvimento clínico.
- Correlação de dados de CDISC com FHIR para melhorar a investigação clínica.
- Gestão de outros dados do mundo real para otimizar a conceção de ensaios clínicos, a localização de pacientes e a viabilidade das zonas de ensaio.
- Assistência à investigação translacional entre áreas experimentais e clínicas.
- Otimização de planos de desenvolvimento através de dados experimentais, clínicos e do mundo real.
- Habilitação da exploração de dados clínicos e do acesso a análises autónomas através de uma plataforma de dados de última geração para tarefas de investigação.
- Plataforma de análise de investigação para organizações de investigação por contrato (CRO).
- Assistência para CRO com uma plataforma de análise de investigação modular e aberta que permite aos clientes acelerar o desenvolvimento dos seus produtos em múltiplas disciplinas, desde a epidemiologia e o trabalho com dados até à economia da saúde e à investigação de resultados (HEOR), viabilidade de estudos, chegada ao mercado e questões de regulação.
- As CRO podem agregar dados de vários conjuntos de fontes de RWD globais com uma plataforma fiável de análise avançada e estabelecer parcerias comerciais fortes para aceder a uma base de EHR instalada pela Dedalus.
Habilitação da exploração de dados clínicos e das análises autónomas através de uma plataforma de dados para investigação de última geração:
Key Benefits
- Ajuda a reduzir os tempos de desenvolvimento
- Prevê a eficácia dos medicamentos.
- Aplica critérios de inclusão/exclusão granulares.
- Permite melhorar a compreensão das doenças (busca de fatores).
- Permite a correlação entre a progressão e a expressão das doenças.
Key features
- Criadores de coortes.
- Estatísticas básicas com estratificação.
- Organização, visualização e normalização de dados.
- Reconhecimento de padrões (análise discriminatória, análise de grupos, etc.).
- Análise multivariada.
- Ingestão/integração de dados e rotulagem clínica.
- Agregadores e parceiros de dados de mercado.
- Análise de estudos autónoma
- Análise de investigação e gráficos autónoma.
- NLP: análise de texto de indexação com base na documentação e nos dados do processo clínico eletrónico.
- Anonimização ou pseudonimização de dados.
Apoio às Organizações de Investigação por Contrato (CROs) com uma plataforma aberta de analítica para a investigação, que permite aos clientes acelerar o desenvolvimento dos seus produtos em múltiplas disciplinas como epidemiologia, ciência dos dados, HEOR, viabilidade de estudos, acesso ao mercado e assuntos regulamentares.
As CROs podem agregar dados de vários tipos de fontes globais de Real-World Data (RWD) graças a uma plataforma de analítica avançada e comprovada, e criar potenciais parcerias para aceder, ao abrigo de acordos legais e seguros, ao grande volume de informação de HCEs da Dedalus.
Key Benefits
- Possibilidade de usar os seus próprios dados e combinar conjuntos de dados para fornecer valor acrescentado de forma mais eficaz.
- Acesso a “insights” acionáveis provenientes de dados obtidos através de análises avançadas.
- Facilita a troca e a gestão de dados praticamente em tempo real.
- Conecta e gere uma grande variedade de conjuntos de dados para análise de investigação.
- Compatibilidade com análises e visualizações autónomas.
Key features
- Plataforma de RWD pré-configurada.
- Classificação de doenças integrada.
- Modelo de dados canónico integrado.
- Ligação e enriquecimento de dados.
- Análise com ligações prospetivas e descritivas.
- Mercado de IA.
- Análise de estudo autónoma.
- Análise de investigação e gráficos autónoma.
- Infraestrutura compatível com normativas, com garantia de confidencialidade e privacidade do paciente.