Um novo nível de cuidados de saúde
Royal Papworth Hospital NHS Foundation Trust
O Royal Papworth, NHS Foundation Trust, um hospital líder em especialidades coronárias e pulmonares, localizado em Cambridgeshire, Inglaterra, enfrentou a esmagadora tarefa de adotar um novo sistema de processo clínico eletrónico (HCE) durante a sua mudança para as suas novas instalações de última geração no campus biomédico de Cambridge.
O hospital, que tem cerca de 2.000 funcionários, é o principal centro cardiotorácico do Reino Unido e oferece serviços regionais de cardiologia e oncologia. Também oferece serviços nacionais de transplante, distúrbios do sono e hipertensão pulmonar. O Royal Papworth realizou o primeiro transplante de coração bem sucedido no Reino Unido e o primeiro transplante de coração, pulmão e fígado de sucesso do mundo.
Os gestores do hospital sabiam que o novo sistema era necessário porque serviria como pedra angular para a estratégia de transformação digital da organização. O hospital precisava de se digitalizar porque queria prestar aos pacientes melhores e mais seguros cuidados de saúde, ao mesmo tempo que melhorava a sua eficiência operacional. Para reforçar esta mensagem, o Royal Papworth adotou o slogan “Cuidados de primeiro nível graças à digitalização”, como lema da sua estratégia digital.
A primeira ação foi mudar para sistemas em tempo real e estabelecer dentro da organização de saúde a mensagem de que o uso de sistemas digitais é tão fundamental para a prestação de cuidados aos pacientes como a administração dos medicamentos. A tecnologia digital é fundamental para tomar decisões clínicas mais informadas, otimizar a utilização dos recursos e proporcionar à administração informação sobre o desempenho do hospital e a evolução dos seus pacientes.

A Papworth iniciou o projeto e migrou para o Lorenzo em 2017. A implementação ocorreu em 7 meses, incluindo a gestão completa das receitas eletrónicas, e em 2018 foi ativado o gestor de pedidos clínicos. Recentemente, foi concluído o projeto de interoperabilidade com o sistema de processo clínico eletrónico dos hospitais da Universidade de Cambridge, o que permite enviar os resultados do Lorenzo para um sistema de HCE diferente e devolver os resultados ao Lorenzo.
Com a integração dos componentes para a prescrição de receitas e fármacos, pedidos de testes e resultados, e ligações a outros recursos, o hospital obtém uma “única fonte de verdade”, que melhora a segurança do paciente e simplifica o fluxo de trabalho.
“Pela primeira vez na história, estamos agora totalmente informados sobre toda a variedade de interações e alergias que os nossos pacientes têm e são-nos apresentadas em tempo real. O documento é preciso, legível, claro. E há controlos eletrónicos para garantir que não cometemos erros quando prescrevemos.”
Chris Johnson, Diretor de Informação Médica, Hospital Royal Papworth, NHS Foundation Trust
Tendo conseguido implantar o Lorenzo com êxito, em tempo oportuno e de forma adequada, o Royal Papworth mudou-se para o seu novo edifício em maio de 2019. Os pilares do Lorenzo possibilitam melhorar a segurança dos pacientes, ao mesmo tempo que se prestam os melhores cuidados possíveis no novo hospital.